Placa Bacteriana
Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa bacteriana é a causa da cárie, tártaro e doenças da gengiva.
A placa dental, também chamada de placa bacteriana, é um biofilme, geralmente de cor amarela clara a branca, que se forma nos dentes. Se a placa bacteriana não for removida regularmente, pode ocasionar cáries ou problemas periodontais como gengivite.
Os microorganismos que formam a placa dental são quase todos bactérias com a composição variando de acordo com a localização na boca. Tais microorganismos da placa dental estão naturalmente presentes na boca e geralmente são inofensivos. Porém, ao formar placa bacteriana, esses microorganismos podem provocar a desmineralização da superfície dos dentes e cáries.
A saliva não é capaz de penetrar na placa e desta forma não pode agir para neutralizar os ácido produzidos pelas bactérias que remineralizar a superfície dos dentes. A placa dental também pode se mineralizar e formar tártaro. A freqüência e técnica correta de escovação de dentes é importante para remoção da placa dental.