A razão para escovarmos e passarmos o fio dental é remover a placa, uma película bacteriana incolor e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. A placa é uma das principais causas de cárie.


Como a placa causa a cárie nos dentes?


As bactérias na placa reagem com o açúcar dos alimentos que comemos para produzir ácidos que podem atacar e enfraquecer o esmalte dental (a capa dura e protetora sobre nossos dentes), abrindo caminho para as cáries se desenvolverem.

Há três locais diferentes onde a cárie em um dente pode ocorrer:

A cárie nas superfícies oclusais dos dentes ocorre quando a placa fica presa nas ranhuras. Esse tipo é o mais comum em crianças, pois elas freqüentemente pulam essas áreas durante a escovação. A cárie entre os dentes ocorre quando a placa se fixa nessas superfícies de difícil acesso.


Essas áreas não podem ser alcançadas somente com a escova de dentes podendo ocorrer cáries se você não usar fio dental ou limpar entre os dentes regularmente.


A cárie nas superfícies radiculares dos dentes ocorre se você sofreu recessão gengival ou perda óssea, estando isso freqüentemente associado com doença gengival ou periodontite.


Também é mais comum com o envelhecimento, pois a gengiva começa a se retrair. Caso a placa se forme sobre raízes expostas dos dentes, que não são protegidas pelo esmalte, as cáries irão se desenvolver rapidamente.