Que fatores influenciam a cor dos dentes?

Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores.

Manchas ou coloração podem ser causadas por:

    -Fumo;
    -Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
    -Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras, refrigerantes, molhos, etc;
    -Acúmulo de tártaro resultantes da placa que endureceu;
    -Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante a formação dos dentes;
    -Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
    -Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;
    -Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.

Quais as formas de se clarear os dentes?

Limpezas abrangentes realizadas por um dentista removerão a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos ou tabaco. Se as manchas estiverem presentes durante anos, você pode necessitar de um CLAREAMENTO DENTAL.


Manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas (com uma coroa). Sendo cada um destes métodos seguros e eficazes, seu dentista irá recomendar qual o tratamento mais apropriado para você, dependendo do estado de seus dentes e dos resultados que deseja alcançar.

Como funciona o clareamento dos dentes?

O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário com laser ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxidam a mancha. Durante o processo de clareamento, é normal que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis por alguns dias.

http://www.clinicaodontoquality.com.br