Açúcar e cáries são velhos conhecidos. Porém, um novo estudo descobriu que a quantidade total de açúcar que você ingere causa menos cárie do que o tempo que você passa consumindo doces.
A cárie dentária ocorre quando as bactérias se alimentam de açúcares simples na sua boca, criando o ácido que destrói o esmalte do seu dente. Quando você come algo doce, as bactérias levam cerca de 20 segundos para convertê-lo em ácido, e o ácido dura por cerca de 30 minutos.
Isso significa que uma lata de refrigerante é muito menos prejudicial para os dentes quando é consumida em poucos minutos, em vez de ser consumida por horas em goles repetidos.
Segundo os especialistas, toda vez que há açúcar presente para as bactérias, haverá formação de ácido. Ou seja, o que aumenta o risco da cárie não é a quantidade total de açúcar nas coisas que você consome, mas como funciona o seu padrão de alimentação. Se você passa tempos longos consumindo açúcar, tem mais chance de ter cárie.
Os dentistas afirmam que não só o açúcar, mas qualquer coisa com ácido, como refrigerante diet, também causa cárie. Um estudo ainda constatou que o doce amargo é significativamente mais destrutivo para o esmalte do dente do que o doce regular, por causa de seus níveis de ácido. [NewYorkTimes]