Dia do Dentista


Trabalho Decente na Odontologia

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu em 1999, na sua 87ª Conferência Internacional, o conceito de Trabalho Decente: “Trabalho é aquele justamente remunerado, exercido em condições de equidade, liberdade e segurança e capaz de garantir uma vida digna”. De lá para cá vários países construíram suas Agendas do Trabalho Decente com o objetivo central do fortalecimento da capacidade de o Estado avançar no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho. Destacam-se na agenda brasileira as questões da erradicação da extrema pobreza e da desigualdade social, o desemprego e a informalidade, a extensão da cobertura da proteção social, os elevados índices de rotatividade no emprego, as desigualdades de gênero e raça e as condições de segurança e saúde nos locais de trabalho.

Por mais modernos que possam parecer os institutos do trabalho no país, há uma realidade perversa em que a noção de equidade não é efetivada.continue lendo

Sem emagrecedores, quem quiser perder peso pode recorrer à hipnose



A Hipnose clinica é uma pratica milenar, e vem se popularizando na medicina, sendo usada como ferramenta auxiliar no tratamento de males como tabagismo, depressão, fobias, síndrome do pânico, insônia, queimaduras, traumas, entre outros. Mas a mais procurada delas é para o controle dos transtornos alimentares e obesidade. 

Diante da recente proibição da Anvisa sobre a comercialização de emagrecedores à base de anfetamina, a técnica pode cair como uma luva para quem quer enxugar alguns quilos. 
Hipnose é usada para tratar males como o tabagismo, síndrome do pânico e obesidade

“Em diversos casos, as dietas e exercícios não surtem efeito, pois a pessoa já tem uma tendência a comer desenfreadamente, então todo esforço vai por água abaixo." revela Miriam Pontes de Farias, psicóloga e professora de hipnose clínica. "É preciso um acompanhamento completo, tanto por um endocrinologista e nutricionista, como por um psicólogo”. 

Atualmente a hipnose tem sido considerada uma técnica eficaz nos tratamentos da obesidade, já que muitas vezes existem fatores emocionais que implicam na compulsão por comida, como o estresse, a ansiedade e os problemas de ordem psicológica. 

Ao contrário do que muito se acredita, quando a pessoa está hipnotizada ela não perde a sua capacidade de raciocinar, mas consegue resolver problemas complexos, fazer improvisos e ainda manter uma capacidade crítica sobre o que lhe está sendo sugerido. De acordo com a psicóloga, isso é muito importante porque na medida em que o paciente vivencia o conteúdo da sua memória e seus sentimentos, ele soluciona seus problemas de forma equilibrada.

 A consulta com hipnoterapia pode ser realizada com psicólogos que tenham especialização em hipnose clínica e dura em média de 45 a 50 minutos, geralmente uma vez por semana. Apesar de ser uma prática milenar, foi apenas em 1999 que o Conselho Federal de Medicina aprovou a técnica como prática médica. A partir de então ficou estabelecido que somente médicos, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas podem fazer uso dos recursos da hipnose. A hipnose é na verdade uma terapia feita sob medida, focal e rápida se comparada às psicoterapias convencionais e que conta com o respaldo dos conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Odontologia.

Fonte: jb

Tramitação do Pl-422/2007 – esquematizado


Com a finalidade de uma melhor compreensão do que já ocorreu durante a tramitação do PL 422/2007, e para onde ele deve seguir, o colega João Rodolfo Hopp elaborou um esquema em pdf; muito interessante e de fácil compreensão, o link abaixo direciona para o arquivo pdf


Segue abaixo a relação de e-mails dos deputados da CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público)  que deverão votar pela obrigatoriedade (ou não) da Odontologia do Trabalho  na Equipe de Saúde Ocupacional.

A Equipe de Saúde do Trabalhador hoje é formada por médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, fonoaudiólogo do trabalho, engenheiro do trabalho.
E nós, dentistas do trabalho? Bem, ainda estamos de fora.

Para tanto segue a proposta que está circulando no GDOT, sites de relacionamento, sites e blogs sobre a Odontologia do Trabalho para que todos os colegas enviem um e-mail para esses deputados solicitando a aprovação do Projeto de Lei 422/2007, copiando e  colando todos esses endereços no Cco.

ctasp@camara.gov.br;
dep.silviocosta@camara.gov.br;
dep.erosbiondini@camara.gov.br;
dep.sabinocastelobranco@camara.gov.br;
dep.augustocoutinho@camara.gov.br;
dep.eudesxavier@camara.gov.br;
dep.policarpo@camara.gov.br;
dep.vicentinho@camara.gov.br;
dep.fatimapelaes@camara.gov.br;
dep.andreiazito@camara.gov.br;
dep.robertobalestra@camara.gov.br;
dep.goretepereira@camara.gov.br;
dep.laerciooliveira@camara.gov.br;
dep.lucianocastro@camara.gov.br;
dep.sandromabel@camara.gov.br;
dep.mauronazif@camara.gov.br;
dep.flaviamorais@camara.gov.br;
dep.paulopereiradasilva@camara.gov.br;
dep.ronaldonogueira@camara.gov.br;
dep.sergiomoraes@camara.gov.br;
dep.walneyrocha@camara.gov.br;
dep.eriveltonsantana@camara.gov.br;
dep.assismelo@camara.gov.br;
dep.danielalmeida@camara.gov.br;
dep.bohngass@camara.gov.br;
dep.nelsonpellegrino@camara.gov.br;
dep.odaircunha@camara.gov.br;
dep.darcisioperondi@camara.gov.br;
dep.edinhobez@camara.gov.br;
dep.elcionebarbalho@camara.gov.br;
dep.leonardoquintao@camara.gov.br;
dep.joaocampos@camara.gov.br;
dep.jutahyjunior@camara.gov.br;
dep.luizfernandofaria@camara.gov.br;
dep.efraimfilho@camara.gov.br;
dep.irajaabreu@camara.gov.br;
dep.henriqueoliveira@camara.gov.br;
dep.alexandreroso@camara.gov.br;
dep.sandrarosado@camara.gov.br;
dep.andrefigueiredo@camara.gov.br;
dep.sebastiaobalarocha@camara.gov.br;
dep.robertosantiago@camara.gov.br;
dep.alexcanziani@camara.gov.br;
dep.jovairarantes@camara.gov.br;
dep.filipepereira@camara.gov.br;
dep.aliceportugal@camara.gov.br;
dep.manueladavila@camara.gov.br;
dep.helenosilva@camara.gov.br;
dep.jaquelineroriz@camara.gov.br;
dep.ronaldonogueira@camara.gov.br

Ainda não há data prevista,para nova votação. Esperamos que em breve.

Peço que se possível reproduza este post em outros meios de comunicação.

Abaixo assinado em prol do PL-422/2007




Amigos e amigos dentistas brasileiros, conto com todos os colegas para a iniciativa que tivemos para realizar este abaixo assinado em prol do PL  422/2007. Para aqueles que não conhecem o Projeto de Lei, este trata  da inclusão do cirurgião dentista no quadro da nR4 e com isso na obrigatoriedade de que as Empresas prestem a seus funcionários um serviço especializado em Saúde Bucal, na área de atuação da Saúde Ocupacional.
Sendo Brasileiro ou com Nacionalidade Brasileira, você pode participar, necessariamente você não precisa ser C. Dentista.

CONTO COM TODOS PARA QUE POSSA MANDAR ESTE DOCUMENTO PARA BRASILIA.
É MUITO FÁCIL ASSINAR BASTA ACESSAR O LINK ABAIXO E PREENCHER SEUS DADOS. É MUITO RÁPIDO E VOCÊ ESTARÁ PRESTANDO UMA AJUDA IMENSA.
2leep.com

Postagens

Visitas

Calendário

Diretórios

Blogs Amaneira
Copyright © 2010 - Odontologia do Trabalho - All rights reserved.
Wordpress Theme by Templatesnext . Blogger Template by Anshul Dudeja